Economia

Situado em uma localização privilegiada no estado do Maranhão, pois é região central do estado, sendo assim, ponto de passagem e alto índice movimentação cambial. Tem também como destaque econômico o comércio, que é um dos principais itens da economia local, com a presença de franquias que trazem marcas e atraentes lojas de móveis e decoração.

Cultura

O município, apesar de ser um dos polos econômicos da região central do estado, carece ainda de muitos pontos de lazer. Além disso são famosas as festas do padroeiro São Sebastião e dos Padroeiros da outra Paróquia existente na cidade as festas de São Francisco e de São José Operário e ainda os Festejos Juninos onde também se comemora o aniversario da cidade no dia 28 de junho.

Cinemas

Em meados das décadas de 1970 e 1980, a cidade era munida de dois cinemas: o Cine Canecão e o Cine Paroquial, ambos desativados. Hoje, a cidade carece desse tipo de lazer.

Clubes

Há os clubes de associações, como a AABB, pertencente ao Banco do Brasil; a ASEEL, associação recreativa localizada no condomínio residencial da Eletronorte e a ASCERCA, referente aos funcionários da CAEMA. Existem também clubes dançantes que servem à juventude presidutrense, trazendo grandes atrações. São exemplos desse último o Club dos Jovens e o Dionizio Espaço Show.

Gastronomia

Um dos principais pratos é a panelada e o arroz de cuxá. Existem também os espetinhos que se concentram durante toda a Avenida Tancredo Neves e o bairro Vila Militar. A cidade também é servida por uma larga rede de pizzarias, hamburguerias, choperias, bares e outros tipos de estabelecimentos.

Pontos turísticos

No centro da cidade localizam-se a Praça São Sebastião, com sua enorme caixa d’água, inaugurada em agosto de 1970 pelo prefeito Antenor Arruda Léda do seguinte mandato e pelo então governador Antônio Dino. Nessa mesma praça se localiza a Igreja São Sebastião onde se localizava a antiga capela do antigo padroeiro São Bento. (datada de 1949) e o antigo convento das irmãs franciscanas, que hoje abriga o Colégio Sagrada Família, instituição de ensino privada e ligada à paróquia de São Sebastião Que Tem como anexo a Escola Nossa Senhora de Fátima que pertence a Paróquia São Francisco e São José, são anexas pois são as únicas escolas catolicas no município. Presidente Dutra também é conhecida por suas belas praças arborizadas e com fontes iluminadas. No interior do município pode se citar também como pontos turísticos o riacho Firmino, no povoado de mesmo nome; o riacho Preguiças (popularmente conhecido como Rio Preguiças, o que pode confundir com o verdadeiro rio Preguiças localizado no norte do estado); os famosos domingos alegres que ocorrem nos povoados Angical, Palma, Calumbi, Lagoa Alegre, etc.

Esporte

Tem como referência o Central, principal time de futebol de Presidente Dutra, quando nos anos 70 e 80, era um dos principais times do estado. Hoje em dia, há um certo incentivo ao esporte, com a realização da Copa Ouro e os Campeonatos Municipais de futebol de campo e salão, alem do JEPRE’S ( jogos escolares de Presidente Dutra ) que vem revelando inúmeros atletas de destaque estadual e nacional.

Meios de comunicação

A cidade é munida de sistemas de televisão representados pelas estações TV Cidade (afiliada Rede Record) e TV Difusora (afiliada SBT). O município também é servido por uma retransmissora da TV Mirante (afiliada Rede Globo). A cidade também conta com duas estações populares de rádio: a Portal FM e a FM Cidade. No ramo dos jornais impressos, destaca-se o mensal Malagueta Noticias.