Nesta quarta-feira (18), a prefeitura de Presidente Dutra, através de Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação, Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, realizaram uma caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada reuniu alunos das escolas Murilo Braga, Joana Lima de Macedo, Semeando Grão, Ana Joaquina, APAE e Escola Cristã Evangélica.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Winistan Carvalho, a caminhada teve como objetivo alertar a comunidade e aos órgãos públicos sobre a importância da denúncia contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que, segundo a secretária, é comum na região e que, na maioria das vezes, as denúncias não são registradas.

“Muitas vezes, o perigo está em casa ou na casa do vizinho mas, por medo, a vítima não denuncia o agressor. A caminhada serviu para alertar e encorajar pessoas a denunciarem casos de abuso. Nós, da Secretaria, não temos um número exato de casos justamente porque há casos que não são denunciados. Precisamos reverter este quadro na região”, relata a secretária.

Durante todo o mês de maio, segundo a Secretaria, a equipe do Conselho de Referência de Assistência Social (CRAS) juntamente com o Conselho de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, irão às escolas do município e povoados vizinhos para realizar palestras, cine vídeos e bate-papo com alunos, a fim de reforçar o assunto.